quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Trabalho realizado até ao dia 13 de Outubro de 2009

O nosso grupo começou por ler e imprimir o regulamento do concurso no qual iremos participar ("Células Estaminais - Elixir da Eterna Juventude?"), e de seguida recolhemos os vários contactos referentes à organização responsável pelo mesmo, para possível esclarecimento de dúvidas.

No ínicio de Outubro realizámos uma pesquisa geral sobre o tema em questão de modo a possibilitar a divisão do trabalho em temas mais específicos, bem como a criação de um plano de trabalho.

Para realizar esta pesquisa recorremos à Internet, e , no dia 2 de Outubro, visitámos a Biblioteca Municipal de Setúbal. Para além destes aspectos, definimos as funções de cada membro do grupo, esclarecemos os diversos objectivos do trabalho, como também a sua planificação por etapas ao longo dos períodos. De 5 a 13 de Outubro recolhemos os contactos da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Lisboa, e do Centro de Criopreservação de Células Estaminais (Cythotera), localizado na Amadora. Preparámos ainda um esboço do Pré-Projecto a entregar no dia 30 de Outubro

Introdução


Sejam bem-vindos, ao nosso blog!

Nós somos um grupo de alunos do 12ºano (turma D) que frequenta a Escola Secundária de Bocage. O nosso grupo é formado por três elementos: André Silva, nº4, Mauro Borges, nº23 e Sara Silva, nº25.
Este blog foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto, a pedido da professora Gabriela Bruno, com intuito de acompanhar o nosso trabalho ao longo do seu desenvolvimento e de constituir um portefólio de todo o nosso projecto, 'Células Estaminais - O elixir da eterna juventude?'.
Com este trabalho iremos participar num concurso (a nível nacional) organizado pelo CIB (Centro de Informação de Biotecnologia).


Até à data, definimos que o nosso trabalho tem como principais objectivos: Definir as várias aplicações das células estaminais na sociedade; Informar a população relativamente a Centros de Criopreservação de células estaminais; Revelar a componente histórica por detrás da investigação de células estaminais; Demonstrar alguns problemas morais e éticos relativos a esta prática.

Esperamos atingir, com este trabalho, todos objectivos pretendidos e fazer transmitir aos leitores deste blog todas etapas de resolução do nosso projecto bem como as conclusões chegadas a partir do mesmo.