quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Banco público de crioperservação de células estaminais

O banco público de criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical tem estado em funcionamento desde 26 de Junho de 2009, com lugar no Centro de Histocompatibilidade do Norte, no Porto, onde contará com um financiamento anual do estado de 2 milhões de euros, de modo a poder receber durante o mesmo intervalo de tempo até 3 mil amostras recolhidas. De entre estas estima-se que a sua taxa de utilização ronde valores entre 1 e 3%, e em que só 50% terão condições de preservação.
No que se trata aos procedimentos para usufruir deste serviço para contribuir para um bem humanitário, visto que ao conceber estas células do sangue do cordão umbilical, irão estar disponíveis a qualquer pessoa no mundo que venha a precisar das mesmas, é necessário que a futura mãe entre outras restrições, não seja portadora de HIV/SIDA, Hepatite B e C, diabetes, receptora de transplante, que tenha feito uma tatuagem ou um piercing à menos de um ano ou que tenha tido alguma vez cancro à excepção do cancro já curado de pele ou cervical.. Passando nestes critérios os interessados deverão contactar o serviço público de criopreservação (LUSOCORD) com algum tempo de antecedência, antes do parto de modo a seguirem as recomendações e ordens que por eles forem mencionadas.
Os contactos da LUCOCORD são:

LUSOCORD-Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr.Roberto Frias
4200-467 Porto
tel.225573470 / fax.225501101 / lusocord@gmail.com , e estão disponíveis telefonicamente todos os dias entre as 9 e as 17 horas.



Fontes:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1273787
http://demaeparamae.pt/forum/banco-publico-sangue-cordao
http://avozlocal.com/index.php?view=article&catid=71%3Aciencia-e-tecnologia&id=300%3Acriado-banco-de-criopreservacao-e-projecto-de-lei-para-doentes-oncologicos&format=pdf&option=com_content&Itemid=167

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Experiência práctica



Para a realização da componente prática, era essencial então atrair o objecto de estudo em que se vão fazer as experiências, ou seja as moscas. Para isso fui pesquisar acerca de um modo de captura da mosca da fruta (Drosophila melanogaster); artrópede bastante conhecido entre a comunidade científica, se não fosse este que serviu de cobaia nos ensaios de Morgan que desempenhou um papel fundamental na evolução dos saberes acerca da transmissão das características hereditárias nos seres vivos. Nesta busca, acabei por encontrar um site que continha informação bastante útil para aquilo de que procurava, em que indica uma "alimentação" à qual seria um meio para chamar as moscas.
Desta forma coloquei num recipiente de plástico um batido com maçã, banana, batata doce cozida, mel e compota de amoras, e pus este num vaso que tinha na varanda. Hoje, passado uma semana depois de ter posto este preparo no local referido, não só atraiu moscas, mas também bastantes comunidades de bolor, que acabou por piorar muito o aspecto desta mistura de ingredientes, como poderão verificar na imagem acima. O que é certo é que já tenho as moscas à minha disposição, e creio que já consegui encontrar um local onde estas poderão ter posto ovos, o que era pretendido para poder concretizar as experiências.
Em paralelo à caça destes artrópedes, também há uma semana fui recolher a um charco amostras de água, que servirão para fazer experiências visando treinar a utilização do microscópio, em que farei uma observação das bactérias presentes neste meio de cultura que se desenvolveram a partir dessa altura.
Finalizando, a parte prática do projecto que se baseará nos estudos que já mencionei na minha post anterior, será efectuada ao longo das férias de natal, mas os resultados destes que obterei, só os vou transmitir no blog, apenas depois do início do segundo período.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Artigo Publicado no jornal da nossa escola

Células Estaminais – Elixir da Eterna Juventude?

Nós somos um grupo de Área de Projecto do 12º D, e estamos a desenvolver um trabalho no âmbito de um concurso organizado pelo Centro de Informações de Biotecnologia (CIB).
A Biotecnologia é uma área que combina a Biologia com a Tecnologia, sendo especialmente aplicada na Agricultura, na Indústria Alimentar e na Medicina, com a finalidade de resolver problemas e criar produtos de utilidade. Assim sendo, esta define-se pela utilização de organismos, que, em conjunto com o avanço tecnológico, possibilitam a produção de bens e serviços.
O nosso trabalho irá abordar uma parte moderna da Biotecnologia: a utilização de células estaminais, a qual está associada a práticas médicas.
De uma forma geral as células estaminais são células que não têm qualquer especialização, isto é, a sua função não está ainda determinada. Deste modo são capazes de se renovar e diferenciar (adquirir especialização) de forma a dar origem a diferentes tipos de células e tecidos (células nervosas, da medula óssea, do músculo cardíaco…). Estas células podem ser encontradas na medula óssea, no fígado, cordão umbilical, entre outros.
Relativamente ao que vamos realizar ao longo do ano para promover e divulgar o nosso projecto, iremos redigir vários artigos informativos a serem publicados, elaborar cartazes onde serão apresentadas as várias aplicações das células estaminais na nossa sociedade, bem como algumas conclusões. Iremos ainda realizar uma palestra com o auxílio de um professor universitário, especialista no tema em questão.
Actualmente as células estaminais têm múltiplas aplicações e no futuro poderão vir a salvar milhares de vidas.

Recomendamos que visitem o nosso blog: http://www.celulasestaminais12d.blogspot.com/

Preparativos para a Experiência prática

Como este é o meu primeiro post no blog Células Estaminais, começo-me por apresentar. O meu nome é Mauro Borges e em conjunto com os meus dois colegas Sara e André, formamos o grupo de Área de Projecto que está a trabalhar sobre este tema. Como já foi referido num post do blog, vamos participar no concurso Elixir da Juventude, em que o trabalho que iremos entregar será acerca do assunto das Células Estaminais, e a mim cabe realizar a componente prática e abordar a actuação deste tipo de células em alguns casos de câncro.
No início planeei que a parte experimental do projecto tivesse como cobaias girinos e sapos, em que iria realizar um viveiro para estes, e prosseguir a uma série de estudos para retirar os resultados pretendidos. Nestes estudos incluía saber distinguir células diferenciadas de células estaminais num determinado tecido (utilizando um microscópio) e assim identificar locais no sapo onde contenham células estaminais; Associar o processo de passagem de girinos para sapos, como a especialização de células estaminais se fosse o caso; Realizar tentativas de transplantes de células estaminais sanguíneas entre os sapos e indicar as observações e resultados obtidos, descrevendo o modo como estas se desenvolvem no organismo do hospedeiro, e deste modo permitia-me também averiguar se existia uma relação de MHC (major histocompatibility complex) entre os sapos usados.
Contudo, quando fui à procura de girinos em vários charcos, não os encontrei, e reparei que realmente não era bem esta a época em que costumavam aparecer. Assim tive que alterar os meus objectivos, e resolvi servir-me como cobaias, moscas. É certo que diminui o leque de experiências que previa fazer, mas não deixo de efectuar a principal que será a de identificar células estaminais e o seu processo de especialização. Para isso utilizarei obviamente o microscópio, que será um que tenho em casa ou se achar que este é impotente para os meus ensaios, tentarei então pedir que use um da escola, que calculo que seja melhor que este. Um dos outros aspectos da experiência é que trabalharei mais com ovos e larvas de moscas, visto que considero que existem nestes uma maior percentagem de células estaminais do que propriamente nas moscas adultas.

Provavelmente acharão que este post é algo extensivo, mas de modo a evitar fazer publicações tão longas como esta, irei fazer no decorrer do ano lectivo intervenções no blog com maior regularidade, e assim manter os visitantes do “Células Estaminais” mais informados acerca dos meus trabalhos no âmbito da disciplina em causa.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Primeiro transplante de células estaminais em Portugal


Em Fevereiro de 2007, Frederico foi a primeira criança em Portugal a receber um transplante de células estaminais do cordão umbilical, criopreservadas num banco privado.
Frederico sofria de uma pneumonia extensa, resultado de uma imunodeficiência adquirida, detectada aos seis meses de vida. Perante este quadro clínico, tiveram de o internar num hospital, pois, juntamente com as várias infecções a que estava sujeito, o seu corpo rejeitava os alimentos.
Perante esta situação, os médicos indicaram como solução um transplante de medula óssea, sendo que, os estudos efectuados revelaram que o seu irmão mais velho seria um possível dador.
No entanto, evitando submeter o seu irmão saudável a uma hospitalização, Frederico recorreu ao transplante de células estaminais do cordão umbilical, não das suas, pois também seriam portadoras da doença, mas das células estaminais do seu irmão mais velho.
Assim, este rapazinho obteve, após o transplante, uma melhor qualidade de vida, permitindo-lhe ter uma infância feliz como qualquer outra criança.
Deste modo, esta mãe fez a escolha mais acertada ao criopreservar as células dos seus filhos.

Fontes de informação:

http://www.youtube.com/watch?v=As8Ui0nmqWQ
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/2273/

Pré-Projecto

Aqui está, em formato slide, o power point feito pelo nosso grupo para a apresentação do Pré-Projecto.

Anúncio da Crioestaminal 2009

Aqui está o anúncio da empresa Crioestaminal, uma das empresas que estamos a tentar contactar. Este foi transmitido pela primeira vez, na televisão, em 2009.

Este anúncio tem destacada a ideia que a criopersevação Verificação ortográficadas células estaminais do cordão umbilical pode salvar inúmeras vidas no futuro, sendo, pois, uma prática que começa a ganhar uma grande importância na sociedade actual. («Ao crioperservar as células estaminais do cordão umbilical está a dar os primeiros passos para a protecção do futuro do seu bebé»).

Na minha opinião, eu considero a crioperservação de células algo fundamental para o futuro. Estas células, devido ao facto de não serem células diferenciadas (pois não têm nenhuma função especifica) e, como têm a capacidade de se dividirem indefinidamente, podem originar qualquer tipo de células do organismo. Desta forma, as células estaminais podem ser utilizadas para curar doenças como o cancro, ou até mesmo doenças degenerativas, como Alzheimer e o mal de Parkinson. Porém, as estas células são muito difíceis de sintetizar em laboratório e, para além disto, são produzidas em poucos locais no organismo. À alguns anos atrás, descobriu-se que o cordão umbilical era uma fonte de células estaminais e foi a partir desta descoberta que começou a haver bancos de crioperservação das mesmas. Eu considero que esta técnica começa a ganhar uma importância muito grande nos dias de hoje, já que as pessoas prezam pelo crescimento saudável e pelo bem-estar dos seus filhos. O único aspecto negativo associado a esta prática, a meu ver, é que as células estaminais apenas podem ser crioperservadas durante 20 anos.

Para finalizar, deixo aqui um outro vídeo, sobre o surgimento do primeiro banco de células estaminais, em Portugal.

Dificuldades sentidas no 1ºPeríodo


Neste primeiro período, o nosso grupo passou por algumas dificuldades, as quais apenas só foram ultrapassadas graças à cooperação entre os diversos elementos do mesmo.

Após o nosso grupo ter sido formado, a primeira dificuldade que tivemos foi escolher um tema apropriado à nossa disciplina. Nós queríamos um tema actual, recente e que constituísse um desafio para nós. Tínhamos várias propostas, como, por exemplo, 'Criminalidade Infantil' e 'A Terceira Idade'. Porém, como nem todos os membros estavam de acordo com estes temas, a nossa professora de Área de Projecto, a professora Gabriela Bruno, apresentou-nos a proposta de participarmos no concurso organizado pelo CIB, 'Células Estaminais - O elixir da eterna juventude?'. Depois de uma pequena discussão, decidimos aceitar participar no concurso.

Após ter-mos escolhido o tema do trabalho, tivemos dificuldades em dividi-lo nas suas várias vertentes, pois havia inúmeras possibilidades para o fazer. Ao fim de um certo período de tempo, acabamos por encontrar uma proposta compatível com a opinião de todos os membros do grupo.

Tivemos algumas dificuldades em realizar o Pré-Projecto, dado que o nosso Pré-Projecto inicial estava mal organizado e tinha muitas falhas. Esta dificuldade acabou por ser ultrapassada pois conseguimos encontrar uma forma de organizar a informação e de a completar (através da utilização de tabelas).

Para além disto, tivemos algumas dificuldades menores, como, gerir o tempo e encontrar imagem apropriadas para a apresentação do Pré-Projecto.

Trabalho desenvolvido até ao dia 10 de Dezembro

Após o dia 12 de Novembro, o grupo começou a realizar os inquéritos para os alunos do 11º e 12º anos, com vista à obtenção de algumas opiniões e conhecimentos já adquiridos dos mesmos relativamente ao nosso tema.
Para além deste aspecto, publicámos um artigo no jornal da escola, onde foram abordados os tópicos: o que são as células estaminais, onde podemos encontrá-las, e o trabalho que iremos desenvolver ao longo do ano.
Por fim, realizámos uma apresentação à turma, onde foi exposto o nosso Pré-Projecto, com recurso a um Power Point. Nesta, revelámos os objectivos do nosso trabalho, as actividades previstas, os recursos que iremos utilizar, as formas de apresentação e divulgação do nosso Projecto, e o produto final.
Actualmente, continuamos à espera de uma resposta às nossas solicitações, já entregues ao Conselho Executivo, e aguardamos ainda por alguns inquéritos. Continuamos, também, à espera de uma resposta por parte da Cythotera e do especialista em genética da FCT, com os quais já entrámos em contacto.

Centros de Criopreservação


Actualmente existem em Portugal vários centros de criopreservação de células estaminais do cordão umbilical, como a Bioteca, a Cythotera, a Crioestaminal, entre outros.
A Criopreservação consiste numa técnica através da qual as células estaminais podem ser conservadas, a temperaturas muito reduzidas (-196ºC), de modo a que estas células possam ficar armazenadas durante vários anos sem que percam a sua viabilidade.


Todo este processo é extremamente cuidadoso, sendo a temperatura criteriosamente controlada de modo a não afectar o conteúdo destas células, evitando, deste modo, o aparecimento de cristais de gelo no seu interior, ou outras anomalias que as possam danificar.
O objectivo da Criopreservação consiste na protecção do futuro das crianças cujos pais tenham recorrido a este método, sendo que, quando necessárias, estas células do cordão umbilical poderão vir a solucionar vários problemas médicos, que possam surgir nestas crianças.


Assim, estes centros estarão a contribuir para uma maior qualidade de vida para a crianças, garantindo a cura para certas doenças que estas possam vir a ter na sua vida adulta.
Visando todos estes aspectos, todos os casais que tencionam ter filhos deveriam recorrer a este método, tendo em conta a protecção do futuro dos mesmos.


Fontes de informação:
http://www.bioteca.pt/fazemos.asp

Pré-Projecto


1. Problema a investigar: As várias potencialidades das células estaminais.
2. Objectivos:

-Participação num concurso a nível nacional, com possível publicação do mesmo na Internet;
-Divulgação do conhecimento científico e tecnológico no ramo da Biotecnologia;
-Estimulação do interesse pelas várias aplicações das células estaminais na Medicina, de modo a incentivar o uso destas células na sociedade actual, como parte de uma prática hospitalar;
-Informar sobre instituições ou centros que realizam a crioperservação destas células e como o realizam;
-Aprofundar algumas questões éticas ou morais implicadas na manipulação das células estaminais, bem como a legislatura de certos países relativamente a este procedimento;
-Averiguar os possíveis impactos, negativos e positivos, que a manipulação de células estaminais teria na população;
-Desenvolvimento de novas competências relativas ao trabalho e cooperação com o grupo;
-Adquirir novos conhecimentos no âmbito do tema em questão.


3. Actividades Previstas:
3.1. 1º Período:

-Inscrição no concursos, 'Células Estaminais - O elixir da eterna juventude' organizado pelo CIB, Centro de Informação de Biotecnologia;
-Criação de um blog, onde iremos relatar as várias etapas do nosso trabalho;
-Realização do Pré-Projecto;
-Elaboração de um documento em formato power point para possibilitar a apresentação do Pré-Projecto;
-Contactar a Cythotera ou outras empresas que fazem crioperservação de células estaminais (como a Crioestaminal e a Bioteca);
-Realizar uma entrevista aos funcionários da Cythotera;
-Contactar um professor especializado no assunto da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologias);
-Elaboração de um inquérito a alunos do secundário (que frequentam cursos de ciências) - este inquérito visa determinar o conhecimento que os jovens têm acerca da utilização de células estaminais;
-Publicação de um artigo no jornal da escola (Jornalsemnome) sobre o trabalho que pretendemos desenvolver.

3.2. 2ºPeríodo:

-Pesquisa e análise de informação sobre o projecto - nesta, iremos responder a variadas questões, como, por exemplo: 'O que são Células Estaminais?', 'Onde podemos encontrar estas células, no organismo?', 'Quais as doenças tratadas, hoje em dia, através da utilização destas células?', entre outras;
-Realização de uma experiência em sapos, no qual se irá estudar o processo de diferenciação de células estaminais;
-Realização de um estudo sobre o papel das células estaminais na propagação de um cancro;
-Publicação de um artigo no jornal da escola (Jornalsemnome) sobre a importância que as células estaminais começam a ter hoje na sociedade;
-Palestra com o auxílio de um professor da FCT, a qual tem como objectivo a exposição e divulgação do trabalho à comunidade escolar;
-Realização de um filme em formato movie maker;
-Elaboração de um suporte escrito para o trabalho (em formado Word);
-Enviar o trabalho final para o CIB.

3.3. 3ºPeríodo:

-Publicação de um terceiro artigo no jornal da escola (Jornalsemnome) sobre as conclusões a que chegamos com o nosso trabalho;
-Exposição de três cartazes informativos, os quais serão afixados no átrio (cada cartaz será elaborado por cada elemento do grupo);
-Criação de um documento em formato power point para possibilitar a apresentação do trabalho final;
-Apresentação do trabalho final;

4. Recursos:
4.1. Recursos Humanos:

-Professor especializado no tema;
-Funcionários da Cythotera;
-Professora de Biologia (Anabela Ramos) e Professora de Área de Projecto (Gabriela Bruno).
4.2. Recursos Materiais:
-Livros;
-Internet;
-Revistas e Jornais;
-Envelope selado;
-Folhas;
-Cartolinas;
-Microscópio Óptico;
-Materiais de laboratório (Lamelas, Lâminas, Lupa, ...);
-Material Biológico: Sapos.

5. Calendarização (ver a apresentação em slide do Pré-Projecto).

6. Produto Final:

-Filme criado através do programa movie maker;
-Suporte escrito que será enviado, em Abril, para o CIB;

7. Formas de Apresentação:

-Filme criado através do Movie Maker;
-Power Point;
-Cartazes Informativos.

8. Fundamentação do Pré-Projecto:

-O tema é bastante interessante, visto ser algo extremamente recente, e, por isso mesmo, ainda não ter sido muito desenvolvido, sendo que, actualmente, não foram ainda exploradas a fundo as suas potencialidades;


-Este projecto tem um impacto muito importante a nível mundial, na medida em que o avanço tecnológico e científico nesta área poderão ser determinantes num futuro próximo uma vez que poderá melhorar ou salvar a vida de muitas pessoas;


-O projecto abrange uma enorme diversidade de assuntos específicos a debater;


-Trata-se de um tema relacionado com a nossa área (Ciências e Tecnologias), o que o torna bastante apelativo;


-Este trabalho permite-nos participar num concursos que, ao ser a nível nacional, se torna numa proposta aliciante e motivadora.






Publico aqui o nosso Pré-Projecto. No entanto, é também possível encontrar alguns tópicos do mesmo que se encontram em destaque na barra lateral do Blog.

Criopreservação de células estaminais do cordão umbilical

Este vídeo contém várias informações relativas à criopreservação das células estaminais do cordão umbilical, nomeadamente: o que são; onde se encontram; utilizações; como é feita a sua recolha; entre outros. O documentário é da autoria da Crioestaminal, uma das empresas com a qual iremos entrar em contacto.

O nosso Logótipo

Com o objectivo de sensibilizar a sociedade para os benefícios das células estaminais no futuro, decidimos criar este logótipo, que irá apoiar o nosso projecto. Como é possível observar, esta imagem apresenta um bebé, o qual está ainda 'ligado' ao seu cordão umbilical. Este bebé está a ser segurado por uma mão, e nós queremos transmitir através disso, que ele se encontra protegido.
O nosso slogan é: «O Futuro está nas suas mãos, crioperserve as células estaminais.». Na nossa opinião, este slogan é ideal para o projecto que estamos a desenvolver, já que este visa alertar a população para a importância da crioperservação das células estaminais e o importante papel que começam a ter na sociedade.