quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Trabalho realizado até ao dia 7 de Janeiro

Durante o mês de Dezembro, o nosso grupo voltou a tentar a sua sorte, e enviamos um outro e-mail à empresa 'Cythotera', na esperança de obter uma reposta por parte da mesma. Porém, com receio de que esta não atendesse aos nossos pedidos resolvemos contactar outros centros de crioperservação, o que nos levou a enviar um e-mail à empresa 'Bioteca', no qual pedimos a sua cooperação para a elaboração deste projecto e solicitamos a permissão para a realização de uma entrevista aos seus funcionários. No dia 6 de Janeiro recebemos, finalmente, a resposta de ambas as empresas. Tanto os funcionários da 'Cythotera' como os funcionários da 'Bioteca' deram permissão para realizar a entrevista e visitar os laboratórios. Como é possível confirmar, o nosso grupo começa a passar por dificuldades que implicam a alteração do Pré-Projecto inicial, pois, não estava nos nossos planos contactar dois centros.

No que diz respeito ao trabalho teórico, já começamos a fazer uma pesquisa sobre células estaminais e estamos, neste momento, a fazer resumos e a esquematizar a informação. Durante este mês de Janeiro iremos começar a realizar o trabalho em formato Word e, ao mesmo tempo, faremos, também, um documentário em formato Movie Maker. Temos que nos apressar em relação à elaboração do trabalho teórico visto que o projecto tem que ser enviado para o CIB em Abril deste ano.

O grupo tem sentido outras dificuldades para além das enunciadas, como, por exemplo, contactar o especialista em células estaminais da FCT para realizar uma palestra com ele. Apesar de já ter-mos enviado vários e-mails continuamos sem qualquer tipo de resposta. Estamos a pensar contactar outro especialista no assunto, o qual trabalha na 'Bioteca', mas ainda não tivemos oportunidade de o fazer.

Em relação aos inquéritos, estamos ainda a analisar as respostas, pelo que iremos informar-vos sobre os resultados mais tarde.
Quanto à experiência a ser efectuada pelo Mauro, o nosso colega decidiu que vai empenhar-se mais em relação à experiência que visa o estudo do papel da células estaminais durante a propagação de um cancro. Para tal, este irá contactar com o instituto IPO para obter mais informações sobre como se dá a propagação de um cancro pelo organismo. O Mauro tem tido algumas dificuldades na realização da experiências com moscas (as quais já foram ditas anteriormente).

Em breve, iremos anunciar as estatísticas das respostas aos inquéritos, como se decorreu a entrevista com os dois centros e quais os resultados da experiência prática.

0 comentários: