quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Experiência práctica

Como estava previsto era suposto fazer uma série de experiências com fim de averiguar as principais diferenças morfológicas entre as células somáticas diferenciadas e estaminais, a partir de comparações entre diversas células animais de mosca. Este objectivo que tinha começado a trabalhar desde o fim do 1º período lectivo e durante as férias de natal revelou-se sem sucesso. Apesar de ter conseguido atrair uma colónia de moscas para um determinado local (vaso), fui incapaz de determinar o sítio onde se encontravam os ovos e as larvas, em que estes elementos seriam a minha fonte para os ensaios pretendidos, visto que ocorre ao longo desta fase dos insectos uma série de especializações, da quais pode ter a ver com a diferenciação de células estaminais. Desta forma, irei abstrair-me desta parte do trabalho, um pouco exigente em termos práticos e de meios( é de se salientar que o microscópio que admitia utilizar nos supostos ensaios, apresenta uma grande ineficácia na focagem, embora contenha uma razoável ampliação entre 500 e 700x), e irei empenhar-me mais a fundo na questão que também é de minha responsabilidade, acerca das células estaminais envolvendo o campo da oncologia, ou seja o estudo do cancro.
Aproveito também, mesmo sabendo que correu mal, como já vos foi dito anteriormente, as experiências das moscas, para mostrar abaixo alguns indivíduos que se instalaram no vaso que suportava uma reserva de alimento para os mesmos.





0 comentários: