quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Banco público de crioperservação de células estaminais

O banco público de criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical tem estado em funcionamento desde 26 de Junho de 2009, com lugar no Centro de Histocompatibilidade do Norte, no Porto, onde contará com um financiamento anual do estado de 2 milhões de euros, de modo a poder receber durante o mesmo intervalo de tempo até 3 mil amostras recolhidas. De entre estas estima-se que a sua taxa de utilização ronde valores entre 1 e 3%, e em que só 50% terão condições de preservação.
No que se trata aos procedimentos para usufruir deste serviço para contribuir para um bem humanitário, visto que ao conceber estas células do sangue do cordão umbilical, irão estar disponíveis a qualquer pessoa no mundo que venha a precisar das mesmas, é necessário que a futura mãe entre outras restrições, não seja portadora de HIV/SIDA, Hepatite B e C, diabetes, receptora de transplante, que tenha feito uma tatuagem ou um piercing à menos de um ano ou que tenha tido alguma vez cancro à excepção do cancro já curado de pele ou cervical.. Passando nestes critérios os interessados deverão contactar o serviço público de criopreservação (LUSOCORD) com algum tempo de antecedência, antes do parto de modo a seguirem as recomendações e ordens que por eles forem mencionadas.
Os contactos da LUCOCORD são:

LUSOCORD-Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr.Roberto Frias
4200-467 Porto
tel.225573470 / fax.225501101 / lusocord@gmail.com , e estão disponíveis telefonicamente todos os dias entre as 9 e as 17 horas.



Fontes:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1273787
http://demaeparamae.pt/forum/banco-publico-sangue-cordao
http://avozlocal.com/index.php?view=article&catid=71%3Aciencia-e-tecnologia&id=300%3Acriado-banco-de-criopreservacao-e-projecto-de-lei-para-doentes-oncologicos&format=pdf&option=com_content&Itemid=167

0 comentários: