domingo, 13 de dezembro de 2009

Primeiro transplante de células estaminais em Portugal


Em Fevereiro de 2007, Frederico foi a primeira criança em Portugal a receber um transplante de células estaminais do cordão umbilical, criopreservadas num banco privado.
Frederico sofria de uma pneumonia extensa, resultado de uma imunodeficiência adquirida, detectada aos seis meses de vida. Perante este quadro clínico, tiveram de o internar num hospital, pois, juntamente com as várias infecções a que estava sujeito, o seu corpo rejeitava os alimentos.
Perante esta situação, os médicos indicaram como solução um transplante de medula óssea, sendo que, os estudos efectuados revelaram que o seu irmão mais velho seria um possível dador.
No entanto, evitando submeter o seu irmão saudável a uma hospitalização, Frederico recorreu ao transplante de células estaminais do cordão umbilical, não das suas, pois também seriam portadoras da doença, mas das células estaminais do seu irmão mais velho.
Assim, este rapazinho obteve, após o transplante, uma melhor qualidade de vida, permitindo-lhe ter uma infância feliz como qualquer outra criança.
Deste modo, esta mãe fez a escolha mais acertada ao criopreservar as células dos seus filhos.

Fontes de informação:

http://www.youtube.com/watch?v=As8Ui0nmqWQ
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/2273/

0 comentários: