domingo, 28 de fevereiro de 2010

Questões éticas e morais

A utilização das células estaminais, bem como as investigações realizadas em tornos das mesmas, começa a levantar questões éticas e morais, as quais são expressas em muitas caricaturas e 'cartoons'.
As células estaminais embrionárias (células estaminais presentes no embrião pré-implantação e na massa interna do blastocisto, durante a gestação) são as que têm maior capacidade de diferenciação e, portanto, podem ser utilizadas no tratamento de um vasto conjunto de doenças.
Porém, ao mesmo tempo, estas são as células que suscitam maiores problemas relacionados com a moral e ética, já que para obte-las é necessário criar um embrião in vitro, com o objectivo de posteriormente serem retiradas as células estaminais do mesmo, o que leva à destruição do embrião. Este processo conduz a várias questões relacionadas com a filosofia, tais como:
«Terá o homem o direito de criar embriões humanos, para depois destrui-los?»,
pois estes embriões darão origem a futuros seres humanos.
Acerca desta temática existem vários 'cartoons', tais como:


Estas duas imagens alertam para o facto de que as investigações em células estaminais embrionárias leva à morte de futuros seres humanos, os quais já são detentores de dignidade e direitos no seu estado embrionário.

O seguinte 'cartoon' critica o ex-presidente Jorge W. Bush, dado que este se opôs à investigação de qualquer tipo de células estaminais.


A meu ver, eu estou de acordo com a investigação e utilização de células estaminais, pois estas já salvaram e poderão vir a salvar no futuro várias vidas, porém, eu oponho-me à utilização de embriões nestas investigações, pois estes não devem ser vistos como um meio para atingir um fim, já que, na minha opinião, darão origem a seres humanos.

1 comentários:

Cellule Staminali disse...

Olá, nos somos igualmente um grupo de Área de Projeto, da cidade de Faro e abordamos o tema das células estaminais e doações.

Gostaríamos de trocar impressões convosco por isso deixamo-vos o nosso mail e aguardamos um mail vosso.

" staminali12b@gmail.com "

Obrigada pela atenção,

Staminali *