quarta-feira, 24 de março de 2010

Dificuldades sentidas no 2ºPeríodo

Dificuldades sentidas no 2ºPeríodo



Este vídeo foi realizado pelo nosso grupo e retrata as principais dificuldades sofridas ao longo do 2ºPeríodo, bem como as alterações feitas no pré-projecto inicial.



-Deixo, também, juntamente com este post, o suporte escrito do vídeo:

No início do segundo período deparamo-nos com mais uma dificuldade na actividade experimental: a experiência com moscas era demasiado complexa e esta exigia material especializado e extremamente avançado, recursos que o nosso grupo não tinha possibilidades.


Em alternava a esta actividade, decidimos realizar uma entrevista a uma enfermeira, do departamento de ginecologia do hospital de Setúbal, sobre o processo de extracção do sangue do cordão umbilical. Esta entrevista foi de grande ajuda para o nosso grupo, pois, possibilitou realizar um artigo para o Jornal da escola, visto que o tema deste era ‘A cidade de Setúbal’.


De seguida, o professor António Laires continuava a não responder aos nossos contactos. Para agravar a situação, a Cythotera também não respondia aos nossos pedidos para realizar a entrevista aos trabalhadores deste centro (razão pelo qual tivemos que adiar esta actividade para o segundo período). Para superar esta dificuldade, o nosso grupo decidiu entrar em contacto com outros centros de criopreservação, nomeadamente a Bioteca e a Crioestaminal. Obtivemos resposta de ambos, porém, o director científico da Bioteca (Gonçalo Cabrita) demonstrou ser mais prestável em relação à Crioestaminal, pelo que optamos por realizar a entrevista neste centro. O nosso grupo convidou, também, o director científico da Bioteca para realizar uma palestra na nossa escola, o qual aceitou o nosso pedido. Acabamos, desta forma, por ultrapassar as nossas dificuldades em relação à palestra.

Durante este período contactamos o CIB (por telefone) para esclarecer algumas dúvidas em relação ao concurso ‘Células estaminais- Elixir da eterna juventude?’. Fomos informados que não é possível enviar um vídeo e, simultaneamente, um trabalho escrito, pelo que, o nosso grupo optou apenas por enviar um vídeo.


Por último, tivemos dificuldade em trabalhar com o programa movie maker, pois o nosso grupo não conhecia muitos aspectos do mesmo.
Quanto ao trabalho escrito, este está praticamente terminado, apenas falta colocar algumas imagens e certos textos.



Passamos, neste segundo período, por dificuldades que implicaram a alteração do nosso pré-projecto inicial; foi, deste modo, alterado a experiência com sapos, o tema do artigo, a pessoa que realizou a palestra na escola e a entrevista à Cythotera.

0 comentários: